Capítulo 4: Nova missão - Colocando os pés na Rússia
O que poderia ser mais inútil do que perguntar a uma criança sobre suas aspirações futuras?
De presidente a advogado, médico, astronauta ou artista de uma noite para outra. Cursos e carreiras mudam inúmeras vezes.
A infância de Kwon Taek Joo foi igual. Mesmo quando ele entrou na sala do exame de admissão na universidade, ele nunca pensou que se tornaria um agente da Agência Nacional de Inteligência.
Seu irmão era diferente. Desde jovem, ele falava sério e seu sonho sempre foi o mesmo: ser soldado, assim como o pai. A mãe ficou muito consolada quando o irmão escolheu um livro ainda no berço, lamentando muitas vezes: “Quem diria que era um livro de teoria militar.”
A mãe sempre esperou que seus dois filhos não se tornassem soldados. Seu avô materno, que priorizava as tarefas domésticas, e seu marido militar, que ela conheceu cedo, através da apresentação do seu avô. Graças a isso, sua mãe dizia que durante toda a sua vida, não tinha memória de dormir tranquilamente. Nos dias em que seu pai viajava a trabalho, sua mãe abraçava os dois irmãos e ficava acordada a noite toda. Ela não queria que seus filhos passassem por essa dificuldade.
Mas as pessoas ainda dizem que nenhum filho segue a vontade dos pais. O irmão acabou ignorando as expectativas da mãe e se alistou na Marinha, mas morreu em combate. Isso aconteceu há cerca de 10 anos. Desde então, a mãe quase ficou obcecada por Kwon Taek Joo, seu único filho restante. Assim que cuidou do funeral do filho mais velho, ela abraçou Kwon Taek Joo e repetidamente implorou para que ele não seguisse os passos do irmão. Mas nem ele conseguiu cumprir o desejo da mãe.
De acordo com os regulamentos da Agência Nacional de Inteligência, a identidade dos agentes deve ser mantida em segredo, mesmo para a família, incluindo os pais. Mesmo que não fosse só por isso, Kwon Taek Joo não podia ser honesto com a mãe. Ela perdeu o pai, o marido e o filho mais velho pelo país. Se soubesse que até o último filho estaria mais familiarizado com uma arma do que com um hashi, sua mãe não teria aguentado. Ela sempre pensou que Kwon Taek Joo fosse apenas um funcionário público de baixo escalão em uma pequena cidade do interior. Ela nunca imaginaria que Kwon Taek Joo estava indo para Moscou como cidadão japonês.
Ele fechou os olhos, lembrou-se da velha história e pegou seu telefone. A mensagem da mãe apareceu, como esperado.
“Filho, tenha um bom almoço. Hoje, dê o seu melhor!”
Essa mensagem sempre chega ao meio-dia todos os dias. Se ele não responder, ela entrará em contato imediatamente após o trabalho, então parece que Kwon Taek Joo terá que enviar uma resposta assim que desembarcar. Como é segunda-feira e há muitas reclamações, ele está muito ocupado, isso provavelmente é desculpa suficiente. Ele agora tem a experiência para reforçar a confiança da mãe.
Kwon Taek Joo verifica a hora ao ligar o telefone. Faz nove horas desde que entrou no avião. Olhando para a distância restante na tela, levará cerca de uma hora para chegar. Talvez seja melhor verificar a máscara no rosto novamente. Kwon Taek Joo se levantou imediatamente.
O banheiro estava vazio. Ele estava prestes a abrir a porta e entrar quando ouviu um barulho vindo da classe econômica. Kwon Taek Joo abriu a cortina para ver o que estava acontecendo. Um passageiro e uma comissária de bordo estavam discutindo. Parece que o passageiro achou que o vinho era grátis e bebeu demais. Kwon Taek Joo rapidamente perdeu o interesse e foi ao banheiro. Ele trancou a porta e a luz se acendeu.
Ele olhou para um rosto estranho refletido no espelho. O atual Kwon Taek Joo é Hiro Sakamoto. Até suas orelhas foram modeladas para se parecer com as dele, apenas os olhos negros são de Kwon Taek Joo.
Ele virou a cabeça de um lado para o outro e esfregou a pele do rosto, a sensação da pele artificial era idêntica à sua. Kwon Taek Joo aproveitou para pentear o cabelo, lavar as mãos e secá-las com uma toalha de papel. Quando estava prestes a sair, algo bateu na porta.
A colisão foi tão forte que todas as luzes no teto piscaram. Logo, o barulho do lado de fora aumentou. A voz de uma comissária de bordo perguntou: ‘Você está bem?’ O som de passos correndo em sua direção e os gritos completamente incompreensíveis de um homem se misturaram.
Kwon Taek Joo destrancou a porta e a puxou vigorosamente. O homem que estava encostado na porta caiu para dentro.
“Maldição… Maldição, que diabos é isso?”
Um típico homem russo estava bêbado, ainda segurando uma garrafa vazia de vodka na mão. Parece que o álcool comprado na loja duty-free do aeroporto foi consumido por ele no avião. Kwon Taek Joo se perguntou quem era tão descarado para beber de graça até ficar bêbado, mas a verdade era ainda pior.
Ele olhou para o homem que estava lutando para se levantar sem dizer uma palavra, enquanto as comissárias de bordo estavam confusas sobre o que fazer.
“Cliente, por favor, sentem-se. Eu vou ajudá-lo.”
“O quê? Como ousam me tocar? Saiam! ‘Ah, me soltem!’”
“Ow!”
O bêbado desagradável empurrou a comissária de bordo que estava tentando levantá-lo. Não só a comissária caiu, mas todos os outros membros da tripulação pareciam confusos. Parece que ninguém conseguia controlar o grande russo no momento. Alguns passageiros justos também ajudaram a tripulação. Era problemático intervir diretamente no incidente. Enquanto Kwon Taek Joo pensava, uma comissária de bordo contatou apressadamente a cabine.
Normalmente, quando essas situações ocorrem no avião, o avião fará um pouso temporário em um aeroporto próximo. Nesse caso, o homem bêbado e todos os passageiros terão que sair do avião. Além disso, tudo, desde a verificação de bagagens até os procedimentos de embarque, é feito novamente. Então, esperar horas até que o avião seja reorganizado ou organizar um voo alternativo é o básico que acontecerá.
Não é aconselhável se meter nos assuntos dos outros. Kwon Taek Joo não quer fazer nada para chamar a atenção. Mas ele também estava irritado porque seu plano original foi arruinado por uma pessoa sem vergonha e sofreu com esse problema.
Kwon Taek Joo agarrou as costas do homem bêbado que ainda estava encostado em seus pés.
“Levante-se por um momento.”
“…Eh!”
O homem foi forçado a se levantar e foi arrastado para o banheiro. Ele foi empurrado com força e caiu de bunda no vaso sanitário e caiu para a frente. Quando o braço do homem caído apareceu na porta, gritos suaves soaram dos passageiros do lado de fora. As pessoas nos assentos da frente se levantaram apressadamente para assistir a um bom filme. A comissária de bordo continuava pedindo para eles se sentarem, mas ninguém obedecia. Eventualmente, conversas começaram a surgir de todos os lados.
O homem cambaleante se levantou com uma expressão cruel. Ele sorriu com o rosto ruborizado e depois limpou a saliva da boca com as costas da mão.
“Oh ho… Então vai ser assim, não é?”
Kwon Taek Joo apenas acenou com o dedo para o bêbado que estava ofegante. O homem murmurou algo e então de repente correu em direção a ele.
Kwon Taek Joo imediatamente envolveu o pescoço do homem com o braço e o prendeu com o quadril. O homem bêbado foi subitamente agarrado pelo pescoço usando as duas mãos para apertar as pernas de Kwon Taek Joo e depois rapidamente o levantou com a intenção de jogá-lo diretamente no teto do avião.
Os membros da tripulação que assistiam fecharam os olhos com força. Mas o ambiente de repente ficou quieto. Um tempo passou e as pessoas ainda não ouviram o impacto previsto. Os passageiros que recuaram de longe piscaram. E o som esperado soou um tempo depois.
Mas quem caiu não foi Kwon Taek Joo, mas o homem que era tão grande quanto uma vaca. O homem que havia sido subitamente atacado em seu ponto fraco ainda estava deitado e abraçando seu pescoço. Kwon Taek Joo o controlou completamente antes de soltar o braço apertado. Ele então chutou o grande bêbado que estava inconsciente e o empurrou para fora do banheiro. Os gritos reprimidos que haviam sido suprimidos por um tempo agora soaram dos passageiros. Kwon Taek Joo saiu tranquilamente enquanto alisava seu casaco amassado.
“O que está acontecendo?”
Naquele momento, o co-piloto foi informado de que a situação havia aparecido. Ele olhou alternadamente entre o corpo deitado no chão e Kwon Taek Joo e voltou os olhos para os comissários de bordo. Kwon Taek Joo voltou ao seu assento como se nada tivesse acontecido. Clique. O som do cinto de segurança apertado anunciou que a comoção havia terminado.
Os comissários de bordo que estavam ocupados lidando com o passageiro bêbado agora estão ocupados apaziguando outros passageiros que estão reclamando e protestando. A situação do co-piloto não é muito diferente.
‘Pedimos desculpas.’
‘Você deve ter se assustado, certo? Vou trazer um copo de água morna imediatamente.’
‘Está tudo bem agora. Por favor, não se preocupe.’
‘Pedimos desculpa a todos.’
Kwon Taek Joo continuava ouvindo essas palavras do outro lado da cortina fechada. Uma série de desculpas pelo alvoroço também foi emitida.
Ele estava tentando ignorar e fechar os olhos, mas o co-piloto e o gerente se aproximaram, parecia que estavam tentando expressar sua gratidão pela ajuda. Ele deve ter acabado de derrotar um oponente de peso pesado.
“Podemos chegar a tempo?”
“Bem, infelizmente o incidente já foi relatado ao centro de controle, então temos que esperar no céu até que o aeroporto nos permita pousar. O horário de chegada deve ser cerca de uma hora atrasado.”
Infelizmente. Isso aconteceu . Kwon Taek Joo franziu a testa e acenou com a cabeça entediado e imediatamente colocou os fones de ouvido. Apesar de se recusar a conversar, os dois ainda enviaram sinceros agradecimentos antes de voltar à posição.
Os passageiros que estavam reclamando até aquele momento também ficaram dóceis quando o avião balançou devido ao ar turbulento. Eles se sentaram e apertaram os cintos de segurança e prenderam a respiração, mesmo que os comissários de bordo não tivessem tempo de pedir. Alguém até murmurou uma oração.
Graças a isso, Kwon Taek Joo pôde experimentar cerca de uma hora de tranquilidade. Seus ouvidos zumbiam e ele não conseguia fechar os olhos. Quando ele ainda estava matando o tempo, uma mensagem no voo soou novamente.
[Em alguns minutos, nosso avião chegará ao Aeroporto Domodedovo de Moscou. A hora local é 16:11. O tempo está nublado e a temperatura externa é de -13 graus Celsius. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado aos passageiros devido ao ruído indesejado durante o voo. Obrigado por usar a Japan Airlines e esperamos atendê-lo novamente em breve. Obrigado e até breve.]
No entanto, mesmo após a transmissão, o avião ainda ficou flutuando no céu por um longo tempo. Quando pousou no chão, já passava das 17h.
Kwon Taek Joo seguiu a multidão que se movia para o posto de controle de imigração. Ele não estava muito estressado porque se disfarçar de outra pessoa para ir ao exterior era tão familiar que chegava a ser entediante.
A inspeção terminou em um piscar de olhos. O funcionário apenas olhou para Kwon Taek Joo sem fazer perguntas. Tudo correu bem até ele pegar sua bagagem e sair pela porta de imigração.
Do lado de fora da saída lotada, as pessoas vêm buscar convidados, familiares e parentes. Apesar de ter vindo a convite do lado russo, Kwon Taek Joo entrou no país um dia antes. Porque é esperado que ele vá para o hotel sozinho, com seus próprios meios de transporte.
Mas de repente, um pedaço de papel com as palavras ‘Hiro Sakamoto’ chamou sua atenção. Mesmo quando Kwon Taek Joo tirou os óculos escuros e olhou para trás, o nome escrito nele uma vez em japonês e novamente em inglês ainda era ‘Hiro Sakamoto’. Abaixo também está o nome da empresa ‘Itochu Corporation’.
Assim que ele parou de andar, o homem segurando o papel sorriu brilhantemente.
“Sr. Sakamoto?”
“Isso mesmo. Mas…”
Kwon Taek Joo hesitou em responder. Um sorriso alegre floresceu no rosto do homem.
“Olá! Meu nome é Vasily Alexandrovich, trabalho no escritório de relações públicas da Gazprom. ‘Ouvi dizer que você viria no país hoje, então vim recebê-lo.'”
Ele de repente pediu um aperto de mão. Kwon Taek Joo olhou para a mão levantada à sua frente e inclinou a cabeça.
“Eu não recebi nenhuma informação assim…”
“Você não recebeu a informação? O que há de errado com isso? Obviamente, esta manhã nosso lado já informou sua empresa. ‘Sua empresa também disse que informaria o Sr. Sakamoto sobre a notícia.'”
Vasily está confiante de que não há erros. ‘Eu compreendo, espere um minuto.’ Kwon Taek Joo rapidamente verificou seu telefone de trabalho. Ele pensou que a mensagem enviada todo esse tempo era uma mensagem de roaming ou uma notificação da Embaixada, mas a mensagem do Chefe Lim também estava lá. Como Vasily confirmou, é verdade que a Gazprom virá buscá-lo.
“Ah… Isso mesmo.”
“É um erro, certo? De qualquer forma, eles se esforçaram porque você veio de muito longe. Mas você não chegou muito mais tarde do que o esperado?”
“Houve uma pequena comoção no avião.”
“Há bêbados causando confusão?”
“…Sim, como você sabe?”
“Bem, isso acontece com bastante frequência com homens russos que são tão quentes quanto a vodka. Você deve ter ficado surpreso. A bagagem é só isso? Deixe-me ajudá-lo.”
“Está tudo bem. Eu posso segurar sozinho.”
“Ah, sim. Então, por favor, venha por aqui.”
Mesmo que a boa vontade seja rejeitada, Vasily não se constrange. Pelo contrário, ele segue feliz como se algo bom estivesse acontecendo. Kwon Taek Joo o segue lentamente. Não sei como e quando as coisas começaram a se complicar, mas, pensando bem, a situação atual é bastante óbvia. O fato de Hiro Sakamoto ser o convidado de honra não muda, quer eu venha à Rússia sozinho ou com a delegação. Por isso, não importa o quão cansado ou com dor de cabeça Kwon Taek Joo esteja, ele tem que se passar por Hiro Sakamoto até voltar ao hotel.
Ele e Vasily caminharam até um sedã preto que os esperava. Um homem saiu do banco do motorista, fez um aceno de cabeça, pegou a bagagem de Kwon Taek Joo e a colocou no porta-malas do carro. Vasily também abriu a porta do banco de trás pessoalmente. Kwon assentiu com um sorriso forçado à calorosa hospitalidade e entrou no carro. Vasily sentou-se no banco do passageiro e fechou a porta. O sedã partiu do aeroporto como se estivesse esperando.
O corpo de Kwon Taek Joo estava exausto por causa do longo voo. Ele se recostou profundamente na cadeira e fechou os olhos por um momento. Era um sinal para que ficassem quietos e não iniciassem conversas desnecessárias. Mas Vasily virou-se meio desanimado do banco da frente.
“Está muito cansado?”
“Por causa da diferença de fuso horário, um pouco.”
Quando Kwon Taek Joo respondeu relutantemente, Vasily continuou perguntando sobre a refeição no avião, se o assento era confortável e se a comissária de bordo era bonita. Vasily até contou histórias de suas experiências no avião. Kwon Taek Joo apenas ouviu indiferentemente e virou a cabeça para olhar pela janela.
A escuridão densa cobria a estrada, mas não era impossível sentir a atmosfera de Moscou. Onde quer que ele olhasse, via um carro Lada. De fato, pode-se chamar de novo carro nacional da Rússia. A combinação do emblema da Starbucks com os caracteres cirílicos localizados no centro da cidade chamou sua atenção. Alguns transeuntes usavam shafka longos ou curtos. Seus pescoços encolhidos e narizes vermelhos do frio proeminente. Não sei se é o clima gelado ou não, mas os rostos de todos estavam rígidos, mostrando uma aparência inacessível.
“Está tão frio assim?”
Vasily, que estava falando sobre sua viagem ao Japão, parou de repente antes da pergunta inesperada. Ele sorriu sem decepção por ter sua história interrompida.
“Tem sido bem tranquilo ultimamente. Embora seja inverno, a temperatura é de cerca de menos 15 graus Celsius. É realmente insuportável.”
Os ombros de Kwon tremeram de repente. Ele realmente odeia o frio. Mas de qualquer forma, Vasily ficou animado em falar sobre um novo tópico.
“Às vezes, alguns idiotas dizem que Moscou é insuportavelmente fria, mas isso é porque nunca estiveram em um lugar realmente frio. Em Irkutsk e Verkhoyansk, a temperatura varia de -20 a -45 graus Celsius. Comparado a isso, Moscou é um paraíso na Terra! Claro que não será como em Tóquio, certo? Ouvi dizer que a temperatura sempre fica acima de 0 graus lá, não é? Se cair para o negativo, haverá pessoas que vão congelar, certo? ‘Se isso acontecesse na Rússia, até o cachorro do vizinho riria.'”
O clima severo pode às vezes descer para -40 graus Celsius? Apenas ouvir a história já era suficiente para fazer Kwon Taek Joo estremecer. Vasily continuou a tagarelar sem parar, mas nada relevante surgiu na conversa.
Kwon Taek Joo olhou pela janela e de repente olhou ao redor. A velocidade parecia diminuir e o carro parou completamente. Eles rodaram um pouco e depois pararam novamente.
Ele levantou a cabeça e olhou para frente. Os carros estavam enfileirados como um desfile tão longo que não dava para ver onde terminava. Parece que seu carro está preso no horário de pico.
Se o avião tivesse chegado na hora, isso não teria acontecido. A culpa é daquele maldito bêbado. Kwon Taek Joo deveria tê-lo espancado mais. Vasily virou-se para trocar algumas palavras com o motorista e então se virou para Kwon Taek Joo pedindo permissão.
“Se continuarmos assim, não vamos conseguir nos mover de jeito nenhum. Que tal pegar um atalho? Este cara conhece todas as estradas de Moscou. Já é tarde da noite, talvez o Sr. Sakamoto esteja com muita fome. De um jeito ou de outro, você não quer descansar depois de um longo voo?”
Era uma boa notícia. Kwon Taek Joo queria comer algo rapidamente e depois se deitar imediatamente. Ele acenou várias vezes para Vasily, que perguntava ‘Está bem?’
Assim que foi autorizado, o motorista saiu da longa fila de veículos e entrou em uma estrada lateral próxima. Era uma estrada estreita que não distinguia entre a pista e a calçada, e era difícil encontrar uma luz decente aqui. O carro entrou na escuridão com os faróis acesos. Um gato selvagem revirando o lixo foi assustado pela luz e fugiu.
O motorista disse que conhecia bem o caminho e, como esperado, ele correu incessantemente pelas vielas onde mal cabia um carro. A distância em linha reta era provavelmente curta, mas se não se perdessem, parecia que esse caminho seria rápido.
Foi o momento em que Kwon Taek Joo se recostou otimista no banco de trás.
“…”
Ele rapidamente virou a cabeça para fora da janela. Parecia haver um objeto estranho flutuando em algum lugar em sua visão. Ele rapidamente virou a cabeça para olhar novamente para a estrada que havia acabado de passar, mas não havia nada de notável. Parecia que ele viu algo como uma forma humana. Foi uma ilusão? É difícil ter certeza porque a escuridão era intensa. Mas Kwon Taek Joo ainda sentia uma sensação desagradável que não conseguia afastar. Ele inclinou a cabeça e lentamente se virou e se recostou na cadeira. Quando Vasily perguntou o que estava acontecendo, ele respondeu que não era nada.
Ele olhou para fora e de repente percebeu algo. O carro ainda estava percorrendo a mesma estrada pela qual havia passado antes. Os prédios eram todos iguais e a viela era tão escura que era impossível saber o que havia adiante, mas era inconfundível. Kwon Taek Joo murmurou enquanto olhava para a lata de lixo que havia acabado de passar.
“Acho que estamos perdidos.”
“Não há essa possibilidade. Estamos no caminho certo.”
“Não. Esta é obviamente a mesma estrada de antes. O lixo à esquerda é o mesmo que vimos não muito tempo atrás, a localização da mancha nele, o lixo espalhado e até a tampa da lixeira está fechada da mesma forma que antes. E o prédio atrás dela também. As rachaduras na parede externa, a cor dos azulejos e a forma da moldura da janela, até as roupas penduradas e os vasos de flores. Não é diferente do que acabei de ver.”
Kwon Taek Joo comparou e afirmou detalhadamente a cena fora da janela com as memórias passadas. Vasily ouviu silenciosamente e riu.
“… Seus olhos são muito bons.”
O tom irônico de boa vontade e generosidade excessiva havia desaparecido completamente. Uma mudança de atitude tão rápida geralmente nunca é algo bom.
Kwon Taek Joo sentiu aquele sinal estranho e pegou o Colt sem hesitar. O som da arma carregando ressoou e o gatilho foi puxado pela metade. Ele encontrou o olhar do motorista através do espelho retrovisor.
“Pare o carro.”